06 fevereiro 2006

Parabéns Tonivan!

Um colega blogueiro comentou um dia desses uma teoria interessante: presume-se que a raça humana acumula conhecimento e evolui com o tempo, mas para ele cada geração nasce zerada, é sempre um recomeço, o que explica porque ocasionalmente temos a sensação de que o mundo, ou melhor, a humanidade está indo pros quintos e levando o planeta junto.
Esse final de semana tive mais um prova de que essa teoria pode estar certa. Voltei ao canto esquerdo da praia do Santinho para mostrar as inscrições rupestres para o meu filho. E não é que um ser humano, desses que nasceu bem zeradinho no quesito inteligência, escreveu seu nome por cima de um dos petroglifos mais visíveis? Imaginei o sujeito achando a inscrição, pegando uma pedra, ou uma chave, sei lá, e raspando as letras sobre o desenho milenar: "Tonivan". Será que ele sentiu que escrevia seu nome na história? Não sei se o estrago é reversível (vou mandar a foto para o Iphan), mas fica o parabéns ao autor, não pela obra, mas por comprovar que a ignorância humana tem mesmo uma grande capacidade de renovação.

17 comentários:

Caio disse...

Tomara que o espírito de quem fez a inscrição rupestre puxe o pé deste e todos os "Tonivans" do planeta. :(

Anônimo disse...

Perfeito Cabral!!!

Que o tonivan vá para os quintos dos infernos. Ele e a ignorância dele. "cubiçava, era dá-lhi uma surra bem dáda..."

Victor Carlson disse...

Tem pouca coisa hoje em dia que me sensibiliza e me deixa de coração apertado. Mas essa ignorância foi de doer.

Mylene Margarida disse...

É triste saber que por mais que as pessoas evoluam (sou espírita e acredito na evolução humana), sempre têm aqueles que "preferem" manter-se nas sombras da ignorância.
Sem querer pregar a religiosidade, quero lembrar uma frase do Evangelho: "muitos serão os convidados, poucos os escolhidos".
O Terceiro Milênio está aí e quem viver verá. A Terra só servirá de morada para alguns. Os ignorantes irão para um planetinha inferior, como já aconteceu com Capela. Quem é espírita sabe do que estou falando.
Mas, apesar de tudo, posso afirmar que existem ignorâncias maiores. Muito maiores... Hitler, Pinochet, Bush e tantos outros não me deixam esquecer isso.

Anônimo disse...

Tonivan é de matar !
E o pior é que temos muitos Tonivans espalhados por aí. Tem Tonivan concentrado, Tonivan diluído, Tonivan na medida exata. Ignorantes culturais como esse infeliz é coisa que não falta - ao contrário, se prolifera assustadoramente e com a rapidez de um erro.

Anônimo disse...

Que escrôto. Alguém tem de pegar esse cara e juntar na porrada. Me desculpa, mas é uma ameba. Tonivam é nome de xarope nos anos 70 que fazia crescer cabelo.

Anônimo disse...

Não é pra tanto. Lamente-se com bom humor o epidsódio...

Redação Plano E disse...

Desculpe, Sr. Anônimo, mas é pra tanto sim. E não falo como alguém que escreveu um livro sobre o assunto, mas como um ilhéu que prefere ver os patrimônios históricos (e as tradições) da sua cidade sempre "vivos" e respeitados. Já fiz o mesmo que o Gustavo - levei meu filho e minha sobrinha até o Santinho e vi neles o fascínio que as inscrições despertam. Se puder, faça isso, leve uma criança até as inscrições e verá que uma ignorância cometida pelo tal Tonivan é pra se lamentar sim. E não tem a menor graça. Daqui a pouco alguém, um Tonivan da vida, resolve cortar os galhos da figueira da Praça XV e vamos levar com bom humor tb? Não dá.

Anônimo disse...

sou da opinião do raul. só moendo esse tonivan de porrada até crescer cabelo. e se o anônimo gozadinho quisesse interferir já entrava na conversa também

Anônimo disse...

Apesar de isso não mudar nada no ato lamentável que essa pessoa cometeu, eu acredito que sejam duas pessoas. O Toni e a Van ou algo assim. Namorados ou amigos ridículos adoram escrever seus nomes nos locais menos apropriados.

Anônimo disse...

POrrAdA no Tonivan e no Anônimo!!!

Gustavo Cabral disse...

ô pessoal, vamos assinar a opinião aí...

Anônimo disse...

Bem, seja o Tonivan poupado da porrada ou não, o que eu espero mesmo é que o estrago que o imbecil fez seja reversível. Raul, deixe-me defender as amebas, elas não têm nada a ver com isso. O melhor adjetivo para o Tonivan é imbecil, imbecil, imbecil.

Caio disse...

Cara, daqui a pouco Tonivan vai virar um novo xingamento aí na ilha, como "da penca".
Aliás, Cabral, sei que vc não entende do assunto, mas bem que podia dar uma pesquisada e publicar a história da penca do ribeirão aí no blogue, já que o carnaval tá chegando.
E antes que venham com piadinha, meu interesse no assunto é meramente antropológico.

Anônimo disse...

Alguém me chamou?

Anônimo disse...

descobri o sobrenome do Tonivan: DALO!

Anônimo disse...

Tonivan para vereador!!!