19 abril 2006

Hoje é Dia do Índio

“O declínio dos povos da Tradição Guarani não só na Ilha de Santa Catarina, mas em toda região Sul, teve como ponto crucial a chegada dos colonizadores europeus, sobretudo por volta do século XVII, quando a ocupação passou a ocorrer com maior freqüência. Além de indefesos diante da tecnologia bélica dos invasores, os Guarani sucumbiram também diante de doenças como gripe, varíola, sarampo, malária, tuberculose, tifo, ente outras, que foram responsáveis pela morte de muitos índios. Restou aos Guarani a tentativa de sobreviver em pequenos grupos, mudando freqüentemente o local de seus assentamentos.

Ainda hoje, descendentes dos índios Guarani vivem na região da Grande Florianópolis. Eles estão em pequenas ‘áreas indígenas’, localizadas às margens da rodovia BR-101, nos municípios de Palhoça e Biguaçu, onde produzem e comercializam peças de artesanato (cestos de vime, arcos e animais talhados em madeira). Parte do que é produzido também é comercializado nas ruas do centro de Florianopolis.”
Trecho extraído do livro Aventura Arqueológica na Ilha de Santa Catarina, de Alexandre Gonçalves e Victor Carlson - Lagoa Editora, 2003)

Nenhum comentário: