30 março 2006

Uma cidade puxa outra

- Vou mudar de cidade.
Decisão tomada, risco aceito. Fez montinhos: algumas roupas, as poucas economias. Avisou a família assim, de qualquer jeito, de bate-pronto.
- E você vai pra onde, meu filho?
Não tinha resposta para a pergunta do pai. Apenas queria mudar de cidade. Trocar o tédio pelo duvidoso.
- Você tem certeza disso?
- Claro, mãe. É isso o que eu quero.
Despediu-se. Recebeu algumas recomendações e partiu.

(...)

- Então, filho, como estão as coisas aí?
Pensou em responder com a verdade, mas preferiu tranqüilizar o pai.
- Está tudo bem, tudo tranqüilo.
Do outro lado da linha agora estava a mãe que falava da saudade que sentia. O filho, por sua vez, brigava com o vento para não perder os classificados do jornal.
- E o trabalho, como é?
Pensou em responder com a verdade, mas preferiu tranqüilizar a mãe.
- Olha, mais tarde eu volto à ligar. Tenho que desligar. Benção, mãe.
- Deus te abençoe, filho. Te cuida.

(...)

- Alô, pai, tudo bem?
- Oi, filho, tudo bem sim e você?
Pensou em responder com a saudade, mas preferiu tranqüilizar o pai.
- Está tudo indo muito bem. Estou gostando muito dessa cidade. O senhor precisa ver. As pessoas são ótimas, já fiz muitos amigos.
- E quando é que você volta?
Pensou em responder com a verdade, mas preferiu tranqüilizar o pai.
- Assim que tiver uma folga vou aí visitar vocês.
Ouviu a alegria do pai do outro lado da linha, enquanto fechava a porta do apartamento vazio.
- Agora tenho que ir.
E foi. Promovido e transferido pela empresa. Para mais longe, para outra cidade.
Pensou em contar a novidade, mas preferiu tranqüilizar o pai.

3 comentários:

Anônimo disse...

A história de muita gente passa por aí. A minha por exemplo: nunca mais voltei. Mas valeu a pena!

Bom texto.

Andressa Fabris disse...

ADOREI!! Acho que nunca vou conseguir ser assim. Parece que de minhas pernas saem raízes que me fixam aqui, em Criciúma. Mas, sobre isso, falo outra hora, num post apropriado. Beijos

Evandro Baron disse...

Parece vida de jornalista, solteiro (a), em início de carreira...