19 dezembro 2005

Um banho de água doce


Conheço poucas cachoeiras para visitação na Ilha; posso contá-las nos dedos de uma mão.
Duas ficam próximas entre si, no extremo sul.
Do estacionamento mais próximo até a cachoeira da praia da Solidão são apenas dez minutos de caminhada. Achar vaga na temporada não é fácil, nem no estacionamento, nem na cachoeira. Mas tento sempre que estou por lá.
A poucos km de distância, no Sertão do Peri, há outra, menos conhecida, porém maior. Divulga-se muito o acesso até ela pela Lagoa do Peri, que rende mais de uma hora de trilha. Mas pelo Sertão, sabendo onde é, chega-se em menos de cinco minutos. Só faltou descrever o quão isolado é o tal Sertão.
A mais próxima do centro é conhecida como Poção do Córrego Grande. Visitei-a várias vezes; na última ocasião, há uns dez anos, havia dezenas de pessoas. O fato de eu não ter mais voltado diz muito.
Na Costa da Lagoa tem uma cachoeira com uma piscina espaçosa e de fácil acesso; estando por lá, vale a pena conhecer. Claro que, em se tratando de isolamento, a Costa da Lagoa não perde para muitos bairros na Ilha - ou se vai de barco, ou se caminha algumas horas.
Deve haver outras, claro. Imagino que exista uma queda d´água na Cachoeira do Bom Jesus, mas nunca consegui encontrá-la. Se souberem o caminho, avisem.

A foto é de uma das citadas...

8 comentários:

Kátia Negreiros disse...

essa tá fácil... é a da solidão, ou tem alguma outra muiot parecida ;)

Anônimo disse...

Oi Gustavo, tô gostando cada vez mais do teu conteúdo. Parabéns, pelo tema, fotos e toques.

Abraço!

Já dei altos mergulhos nessa cachoeira da solidão, tava (é) frio praca...

Dauro Veras disse...

Como é esse caminho de cinco minutos pra cachoeira do Sertão do Peri?

Gustavo Cabral disse...

Água de cachoeira é gelada mesmo... mas a sensação é que deixa até mais leve, coidiloco. No caminho do Sertão do Peri, superada a primeira ladeira da Costa de Dentro (bota ladeira nisso), tem um lugar em que a estrada passa na beira de um riacho. Desse ponto sai uma trilha do lado esquerdo da rua que leva até a queda d'água. São cinco minutos mesmo, até menos. Só fui uma vez lá, pretendo repetir ainda esse ano. O que dá medo é a ladeira.

Gustavo Cabral disse...

Dauro, desculpe: a trilha sai do lado direito da estrada, pros lados da Lagoa do Peri.

Dauro Veras disse...

Conheço uma cachoeira linda no Parque da Serra do Tabuleiro. É só pegar a BR-101 em direção ao Sul (com a máxima atenção ao volante!) e, na subida do Morro dos Cavalos, sair à direita numa estradinha antes do guard-rail. Beleza pura.

Megui disse...

A última vez que fui na Solidão, eu tinha 6 anos. Não consigo imaginar como está agora. A gente acampava na beira do rio e não tinha nenhuma casa, quer dizer na última vez tinha uma. Lembro disso tão bem.

Anônimo disse...

Gustavo convido vc entra para cominidade que foi criada á pouco no orkut sobre uma das cachoeira citadas. parabéns pelo blogger.