07 abril 2006

Um lugar pra jogar lixo


Conheço uma história pouco divulgada sobre o Rio da Madre, que na foto se afasta em direção à praia da Gamboa. No início da década de noventa, era considerado um rio classe 1 (ou seja, o mais livre de poluição possível). O prefeito da cidade (valeu a correção, Ana!) na época, um senhor com uma certa peculiaridade capilar, cujo nome vocês estão carecas de saber, desativou então o lixão do Itacorubi e o lixo gerado na capital passou a ser enviado para um novo aterro sanitário no continente. Esse novo aterro foi instalado em Paulo Lopes, em uma área de mata virgem, nascente desse rio, que passa por cinco comunidades antes de chegar ao mar. O contrato gerou polêmica (ou suspeitas...), a idéia não vingou, em poucos meses adotou-se outra solução (se não me engano, outro aterro em outro município vizinho). Lembro disso porque fiz uma matéria para uma disciplina do curso de jornalismo e fui fotografar o enorme buraco de lama que fizeram no meio do mato.
Hoje a poluição do rio (que no trecho próximo ao mar já foi considerado inapropriado para o banho) é causada pelo despejo irregular de esgoto, feito pelas próprias comunidades que usufruem dele.
Mas a praia é uma pérola. Eu já tinha feito um post anterior sobre ela.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olha, eu nem sou eleitora desse ex-governador, mas vamos botar os pingos nos is: quem desativou o lixão do Itacorubi foi a prefeitura, o governo do estado não tem nada a ver com isso. :)
beijos

Gustavo Cabral disse...

Fui obrigado a sacudir a preguiça por causa dessa e pesquisar no gúgo. Realmente, o Amin mexeu no lixão do Itacorubi quando foi prefeito entre 89 e 90 (fiz a matéria em 89, primeira fase de jornalismo). Ele só virou governador em 1983. E a lixeira da capital é assunto de prefeitura, claro. Com essa minha memória para detalhes, ainda bem que não resolvi citar o nome da empresa...

Gustavo Cabral disse...

Corrigindo de novo: Amin foi governador entre 83 e 87... antes de ser prefeito pela segunda vez. Mas chega de dar ibope pra esse cara.

Anônimo disse...

Essa "coisa" de lixo dá pano prá manga mesmo...

O fato é que tá na hora dos governadores, prefeitos, presidentes e essa putada toda, darem o devido respeito ao meio ambiente.

E tenho dito!

Abraço