08 abril 2006

Cidade Futebol Clube

Neste domingo, dia 9, Figueirense e Joinville entram em campo no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, para a decisão do Campeonato Catarinense de 2006. E mais do que a rivalidade histórica entre os dois times estará em jogo também a rivalidade entre as cidades de Florianópolis, a capital, e Joinville, o pólo econômico.

Arrisco a dizer que para muitos catarinenses que acompanham futebol será o jogo da capital contra o interior do estado. Não por acaso, na hora de provocar, as torcidas do interior do estado colocam no mesmo saco Figueirense e Avaí, o outro cidade de Florianópolis, e gritam coisas do tipo “al-al-al, p** n* c* da capital”. E ouvem como resposta “ô-ô-ô, p** n* c* do interior”.

Infelizmente, esse tipo de provocação, que poderia ficar assim, só nas palavras, ganhou um outro contexto com a morte de um torcedor do Joinville. Após o ocorrido, que ainda está sendo investigado pela polícia, ficou decidido que não haveria mais venda de ingressos nem espaço reservado para torcidas visitantes. Assim, o domingo de decisão no Scaperlli terá apenas a torcida do Figueirense nas arquibancadas. E a rivalidade, não aquela que mata, mas aquela que revela a paixão pelo esporte e pela cidade, vai ficar de fora da festa.

(E que fique claro: em se tratando de futebol, antes de florianopolitano, sou avaiano. Portanto, sem chance de torcer para o Figueirense :)

3 comentários:

Gustavo Cabral disse...

aÍ-aÍ-aÍ!... :)))

Gustavo Cabral disse...

pior que nem assim (sem a torcida do Joinville) é fácil conseguir lugar pra ver o jogo. Os estádios daqui só comportam cerca de 20 mil torcedores... e assim os ingressos esgotaram nos primeiros dias de venda.

Anônimo disse...

Saudações alvi-negras!!!

O Figueira, com muita eficiência despachou o Joinville na moral. Melhor impossível.

Agora, a antropologia e a psicologia, tem as respostas acerca do comportamento do torcedor lá no estádio.
Em tempo: os avaianos devem estar se mordendo... hein, ô!?