02 fevereiro 2006

Economia de verão

É sabido que a invasão de veranistas em cidades como Florianópolis inflaciona os preços durante a alta temporada, inclusive nos supermercados. É lá que se abastecem a maioria dos turistas na Ilha, os que alugaram casas de praia ou resolveram incomodar os parentes que já moram na cidade. Mas ao contrário do que se poderia esperar, o valor da cesta básica caiu em janeiro, na comparação com dezembro. De acordo com o Dieese, a queda foi de 7,7%.

Não se animem tanto. Trata-se de uma tendência nacional. Em outras cidades a redução foi até maior. Isso aconteceu porque o tomate e a carne caíram muito. Em tempos de febre aftosa, o preço da carne caiu pela metade, compensando aumentos como o do açúcar e da batata, que bateram nos 20%. Resta saber se a pesquisa do Dieese incluiu os supermercados que ficam perto das praias.

3 comentários:

Anônimo disse...

Deve ser porque a temporada está um fracasso. Será que a grande imprensa não vai noticiar?

Carlito Costa disse...

Os números foram calculados pelo Dieese, instituto de pesquisa econômica mantido por uma rede de sindicatos de trabalhadores. Esses dados são usados como argumento em negociações salariais e não sei que interesse o Dieese teria em falsificar os números. Quanto à alta temporada, pode até ser um fracasso, mas não foi isso que reduziu os preços, já que a queda foi verificada em 13 das 16 capitais pesquisadas.

Anônimo disse...

oi Marlon, a temporada foi (já passou???) um fracasso, em que sentido? Tá tudo funcionando (sempre ao modo do verão) e do jeito que sempre foi. Ah, a ladainha de reclamações (empresários, moradores, etc), essa continua a mesma, aliás, cada vez, pior.