12 dezembro 2005

Comida de Verão

Fumaça saindo do asfalto, ar-condicionado ligado no máximo, corpo mais à mostra e aquela moleza depois do almoço. Uma boa dica pra enfrentar os dias de verão, manter o corpo em forma e ainda cuidar da saúde com mais disposição é vigiar os hábitos alimentares. Nada de feijoada, carne gordurosa, massas com molhos punks, o ideal mesmo são as frutas e saladas que, de enfeites de mesa, podem virar o prato principal.

Além de leves, muitas verduras, legumes e frutas são consideradas funcionais. Quê? Explico. É que mais do que alimentar o corpo com vitaminas e minerais, têm substâncias que protegem o cabelo, deixam a pele com aspecto de bunda limpa de neném, previnem doenças e, de quebra, ajudam no bronzeado, como é o caso da laranja e da cenoura que possuem betacaroteno. As saladas e frutas também têm bastante água (por isso hidratam) e uma montanha de fibras, o que, entre muitas outras coisas, mantêm o intestino em ordem (como um reloginho) e ajudam a queimar aquelas bordas de catupiry que sobram pros lados da calça (peguei pesado?).

Mas o prato não precisa ficar com aquela cara de pasto bem cuidado. Há ingredientes especiais que podem ser incluídos, como grãos, queijo magro, ovos, filé de frango, peixe grelhado, todos ricos em carboidratos e proteínas. Para os que gostam de se abastecer com uma bebida bombástica antes de sair de casa, tenho várias sugestões. Uma delas é o suco de laranja com cenoura e salsa adoçado com mel. A salsa pode ser trocada pela beterraba crua, sem esquecer de bater tudo no liquidificador, claro. Sei que é difícil, mas acredite, fica uma delícia. Uma colher de sopa de mel (líquido) em jejum ou então acrescentar suco de beterraba na gelatina (antes de gelar) também são boas sugestões para prevenir a gripe, anemia e ter uma vida mais saudável. Mais alguma sugestão para contribuir com o cardápio?

3 comentários:

Anônimo disse...

maravilha

Aline Cabral Vaz disse...

sanduíche frio com muita salada, pão integral e peito de peru é ótimo também. só não pode encher de maionese...

Caio disse...

não rola um gueitorêide?