01 dezembro 2005

Caçador de garapuvu


A lembrança clássica do verão para mim é o canto das cigarras, mas há outro acontecimento natural e sazonal do período que é marcante: o florescer dos garapuvus. Na verdade o fenômeno prenuncia a chegada do verão, já que começa em outubro, novembro. Chega essa época saio apontando garapuvus amarelos pela cidade, para aborrecimento das companias mais assíduas. Não é exclusividade minha, outros amigos têm o mesmo hábito, o que se explica pela quantidade de garapuvus em Floripa, cujos morros nessa época ficam salpicados de amarelo. A árvore é o símbolo da cidade desde 92 - "e não a figueira, como todo mundo pensa", contou minha mulher para dois amigos avaianos, que nem responderam. Os garapuvus crescem rápido e são árvores imponentes, com grandes copas, que ficam totalmente floridas. Difícil não sair apontando. Fui atrás de alguma informação no gúgo para dar sustança ao post:
- espécie nativa, é usada há séculos na confecção de canoas.
- aparece muito no litoral, da Bahia ao Rio Grande do Sul. É rara em florestas primárias.
- aqui ela floresce de outubro a dezembro, mas o período varia em outras regiões.
- o corte é restrito por lei. Detalhe: as raízes são profundas e causam poucos danos a muros e calçamentos, portanto é ideal para parques, jardins e ruas.
- os mineiros chamam de birosca e os cariocas de bandarra. Li isso por aí, não ponho a mão no fogo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu também sou daquelas que fica apontando os garapuvus (e os flamboiãs). Na Ilha Grande (RJ), um nativo me disse que, antigamente, cada vez que nascia um menino, o pai plantava um garapuvu para o filho fazer uma canoa depois de grande. Eles eram mais sábios que nós.

Redação Plano E disse...

Eu, enquanto um dos avaianos citados no texto, não captei a mensagem subliminar no comentário da Aline. Mas a informação repercutiu no outro avaiano em questão, meu flho, Vitor, de 11 anos. Naquele dia, ele foi pra casa e ficou reparando na paisagem e identificando "lá é um garapuvu", "lá também". :))) Gostou de saber.

Anônimo disse...

O Garapuvu com certeza desperta muita curiosidade, pois sua majestosidade e beleza atrai até
os olhares mais cegos com relação à beleza da natureza!! Expliquei sobre o Garapuvu aos meus alunos e ficaram admirados, assim como eu !!