10 dezembro 2005

15 minutos

As duas praias de mar aberto mais próximas do centro são vizinhas entre si: Joaquina e Campeche. Ambas ficam a cerca de quinze minutos de carro, se não houver trânsito. Mas o caminho não é o mesmo (e ambos, com trânsito, são enervantes).
Para a Joaquina o trajeto mais curto é pela Lagoa da Conceição. Trecho bonito, tem o visual panorâmico do morro, a avenida das rendeiras, passa rente às dunas. Rende um post específico.
Para o Campeche o caminho mais rápido é pela Via Expressa Sul. Na parte do aterro ainda tem uma paisagem, mas o resto é muito mal urbanizado, uma pena. A praia é extensa; destaco três lugares que já frequentei, em períodos diferentes:
1 - A via principal de acesso ao Campeche termina na praia, com a ilha homônima em frente. Durante muitos anos, principalmente fora de temporada, eu chegava na praia por esse caminho. Hoje em dia, no verão, é o ponto mais movimentado, na minha opinião no pior sentido.
2 - Pela estrada paralela à praia, que segue em direção ao rio Tavares, há vários outros pontos de acesso. Nos últimos verões, fugimos da multidão parando no final da rua Dona Nicota. Há dois anos começou a cobrança informal de estacionamento. O peixe com pirão do bar do seu Chico pode ser uma boa.
3 - Somente há algumas semanas descobri onde fica o tal riozinho do Campeche. Fica em frente a um estacionamento arborizado, mais próximo da via principal do que da rua Nicota. A faixa de areia é larga, tem rede pra futvôlei, barzinho com mesas na sombra. "A nova praia mole", definiu um amigo na temporada passada. Em qual quesito será que ele estava pensando?

A primeira foto é de um desses três lugares do Campeche.

2 comentários:

Anônimo disse...

Opção 2.

Anônimo disse...

Dããã...