21 maio 2006

Minhas Copas, alguns lugares e alguns fatos...


1970 – México – Menino em Piabetá, Magé, Rj. Lembro que havia poucas TVs na cidade e lá em casa tinha uma: todos os vizinhos foram assistir no quintal, que ficou lotado.


1974 – Alemanha Ocidental - Ainda estava em Piabetá. Foi uma Copa meio estranha, esvaziada. Lembro da violência contra o Zagalo provocada pela derrota da seleção. Lembro também que era o início dos tempos difíceis lá em casa. Anos negros...A tv era a mesma desde os anos 60.


1978 - Argentina – Estudava em Duque de Caxias, RJ. Já tinha consciência política e lembro da ditadura aqui e lá. Isso não impediu de ficar muito triste com a derrota e a roubalheira do jogo Argentina e Peru. Já dava meus “perdidos” em casa e começavam minhas primeiras aventuras pela cultura: shows, teatros, livros e discos “à mancheia... e deixem que digam, que pensem, que falem..”


1982 – Espanha – Quem não chorou pela melhor seleção da Copa e a derrota para Paolo Rossi? Ano em que vim morar no Rio. Eu e o Circo Voador, na Lapa, antes da revitalização, em frente a um hotel de prostituição. Uma aventura para um menino mageense.


1986 – México - A Copa do Maradona. Morava na Tijuca, Rj. Dividia o ap com Jorge Duarte e trabalhava no mercado financeiro, como operador da Bolsa de Valores do Rio. Começa a vida "Clark Kent e Super Homem": entre a arte e a necessidade de ganhar grana.


1990 – Itália – A seleção do Lazaroni. Nunca fiz fé. Justiça tardia, mas valeu a derrota da Argentina. Ano que larguei a universidade. Morava na Rua do Matoso,Praça da bandeira e minha história deu uma virada meio estranha. Meus pais tinham acabado de falecer...


1994 - EUA - Assisti a final em São Vicente de Minas, sul do Estado mineiro. Era apaixonado por uma menina de lá e lembro que chorei à beça na hora dos pênaltis. Tenho a camisa até hoje, como amuleto.


1998 – França – Alguém um dia vai falar a verdade sobre a convulsão do Ronaldinho, sua escalação e aquela derrota vergonhosa. Fim da era drogas e rock... Quer dizer... dei um tempo nos exageros. Logo depois me mudei pra Copacabana de vez.


2002- Japão/Coréia – Assisti uns jogos no Recife e a final sozinho (mesmo) em casa. Nunca pensei que pudesse!? Depois fui para o Baixo Gávea e enchi a cara. Acho que aqui, houve outra virada na vida, e pra melhor: voltei à escola pra me formar.


2006 – Alemanha – Tô nervoso que não me agüento... Sempre fico assim, desde a primeira.


Alguém se habilita a um exercício de memória?

Nenhum comentário: