15 abril 2006

Carioca

s. m. e f. Pessoa natural ou habitante da cidade do Rio de Janeiro. Adj. 1. Relativo à cidade do Rio de Janeiro. 2. Designativo do café misturado com água. 3. Qualificativo de uma raça de porcos domésticos.

Todo mundo é carioca. Isto é fato. Basta um fim de semana por aqui e já começa a falar com o S diferente, chiando. A definição do dicionário é boa, mas é pouco, - embora ser café misturado com água e uma raça de porcos domésticos (quero um papel de ator aí, Dauro!), já faz da gente um povo muito estranho. Sempre digo que se o Brasil é uma síntese do mundo, o Rio é uma síntese do sistema solar e Copacabana a síntese de todo o universo. Por isso, acho que o bairro resume muito bem o tal “jeito carioca”, uma concentração do “jeitinho brasileiro”. Moro bem no olho do furação: a rua principal, que corta ao meio os edifícios imprensados entre o mar e a Lagoa, alimentada por um trânsito de gente, carros, cachorros, madames, camelôs, turistas, padres e putas. Por ser cosmopolita, Copacabana funciona 24 horas. Qualquer coisa pode ser comprada (do padre à puta) com um telefone e um cartão de crédito. Mas se você não possui nenhum dos dois, aceitamos ticket, vale transporte, cartão de telefone, cheque pré, ou até uma cerveja, que, aliás, é a moeda de troca oficializada pela polícia na hora de cobrar uma propina ou suborno. Se você viver em Copacabana algum tempo, vai descobrir assim o carioca: não cumprimos compromisso, chegamos atrasados, fazemos amizade facilmente e gostamos de nos misturar – nossa matéria prima – com tudo e com todos. Nunca negamos uma hospedagem, pois temos a essência do homem cordial. Praticamos o erotismo à flor da pele: “azaramos” até postes e árvores. Nosso oposto no espelho é São Paulo, onde já disseram ser o lugar mais estranho pra fazer amor.
Para encerrar, duas do cronista desta cidade, que mais foi fundo nas mazelas que ela nos dá, Nelson Rodrigues: “A maior solidão é a companhia de um paulista” e “A maior ilusão é a amizade de um carioca”.
Não acreditem em verdades absolutas.

Um comentário:

Camila Rodrigues disse...

Ora,ora
A amizade desta paulista não é ilusão, não! rs
Gostei do ambiente!
Vou linkar no Tuta.
Beijo
Ca