23 março 2006

A Ponte Velha


Eu tive o prazer de passar pela Ponte Hercílio Luz, antes de ela ser fechada para o trânsito, em 1982. E era realmente um prazer. Lembro que eu e meus irmãos ficávamos eufóricos ao atravessá-la, nas raras vezes em que minha mãe nos trazia para "a cidade". Era assim que chamávamos Florianópolis. Sair de Antônio Carlos, município interiorano a 40 quilômetros da Capital, e vir para a Ilha era "o" programa. E passar pela "ponte velha" era um dos momentos mais aguardados. Não sei explicar bem o que sentia, um misto de feitiço ao dar de cara com a grandiosidade daquelas torres de aço, e medo da imensidão do mar lá embaixo. Sei que jamais vou sentir isso de novo. Eu cresci. Certamente com seis, sete anos de idade, a Hercílio Luz me parecia bem maior. Mas, sempre que retorno de uma viagem longa e vejo a ponte velha, volto a ter a sensação de estar em casa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que linda sensação, sinto um pouco desse amor também.....

maravilhosa descrição!
beijos

Anônimo disse...

"A/ponte onde vai o meu pensamento..." Lenine.