14 fevereiro 2006

Tá chegando...

...a hora de voltar pro horário normal. À meia-noite do dia 18 termina o horário de verão, pra minha tristeza. Adoro sair do trabalho e ainda ver a luz do dia. Teremos que atrasar os relógios em 1h.
Andei pesquisando as origens do horário de verão e descobri no site do Observatório Nacional que tudo começou em 1907, quando William Willett, um construtor Britânico membro da Sociedade Astronômica Real deu início a uma campanha para adoção do horário de verão naquele pais. O argumento utilizado era que haveria mais tempo para o lazer, menos criminalidade e redução no consumo de luz artificial. Surgiram opositores de todas as áreas e Willett não viveu o suficiente para ver sua idéia ser colocada em prática. O primeiro país a adotá-la foi a Alemanha, em 1916, seguida por diversos países da Europa.
Na Itália o horário de verão, que eles chamam de "orario legale", dura sete meses por ano - de março a outubro. O horário natural é que eles chama de "orario solare", já que é o determinado pelo sol. Essa aprendi no curso de italiano.
No Brasil o horário de verão foi adotado pela primeira vez em 1931. Ele vai do inicio de outubro até quase o final de fevereiro. Mas as datas para a entrada e saída do horário de verão variam todo ano - por acaso o computador de vocês não fez a mudança automática essa semana?

3 comentários:

Gustavo Cabral disse...

Caí nesse conto do computador e fiquei meia hora a mais no serviço na segunda-feira. Pior: fazendo hora pra cumprir o horário...
Lembrando: hoje tem happyhour no botequim pra comemorar o aniversário de colega blogueiro. Após as 18h, horário de verão.

Anônimo disse...

Oi Aline, o meu computador fez a mudança de horário. Achei estranho e fui conferir...Altamente eficiente, o dito cujo.

Pena é que está acabando.

Abraço,

Anônimo disse...

Meio adiantado, mas mudou. Eu por exemplo gostaria que o horário de verão mudasse todo dia ao meio dia, pois não gosto de perder uma hora de sono pela manhã e adoro o dia terminar mais tarde. Teoria doida, mas válida.