25 janeiro 2006

Sobreviventes


Há uns três meses eu os vi pela primeira vez, durante uma caminhada matinal na Beira-mar Norte. Eram dois, estavam tomando sol imóveis sobre um barranquinho às margens de um dos córregos do mangue. Fiquei boquiaberta. Dois jacarés em plena cidade, pertinho de um shopping. Dava pena de ver o estado da água de onde eles tinham saído.
Na semana seguinte, mais uma caminhada, fui procurar e lá estavam eles de novo. Dessa vez levei testemunha. E assim aconteceu mais umas quatro ou cinco vezes. Na última chegamos a contar cinco, de vários tamanhos. Na época pensei em avisar um jornal pra fazer uma matéria, mas fiquei com medo de divulgar o local exato e atrair alguém que pudesse fazer mal aos animais. Um cara que encontrei lá observando uma vez disse que já tinha visto doze, vários filhotinhos. Não acreditei muito. Mas pelo menos esses aí foram clicados pra comprovar que não é alucinação.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tinha muito jacaré de papo amarelo e outros bichos nos arredores do que hoje é Jurerê Internacional. Dizem que tinha até um riozinho que corria perto do mar...quantas vezes fui fazer matéria de denúncia de desmatamento pelo DC, e fomos recebidos pelos advogados, etc e tal. Depois tudo se "acertava" e ficava por isso mesmo, como é mui comum aqui na Ilha...

Carlito Costa disse...

Ainda há jacarés por lá, na região da Daniela. Eles vivem nos manguezais da Estação Ecológica de Carijós (Jurerê e Saco Grande) e do Itacorubi. É comum aparecerem em zonas urbanas, especialmente o balneário da Daniela e o Rio do Sertão (esse lugar aí das fotos, no bairro Santa Mônica).