24 janeiro 2006

Lagoa da Conceição: ontem, hoje e amanhã


Um devaneio recorrente que tenho é imaginar lugares urbanizados antes da intervenção humana, principalmente as praias. Deve ser de família, como atesta o gif acima. Os croquis do centro da Lagoa da Conceição foram feitos pelo arquiteto Marcelo Cabral Vaz (meu irmão) e a montagem em gif animado foi uma cortesia do nosso colega Sérgio Surkamp. Reparem que o quarto desenho projeta uma visão futurista da Lagoa, tomada por prédios. Será que viveremos para vê-la assim?

10 comentários:

Anônimo disse...

Entendo a aflição manézinha. Há poucos anos, poucas décadas, lembro que era proibido o banho na Praia Mole, por ser perigosa.Tenho fotos ali em frente que a estrada era uma trilha, estrada de chão. Lembro de meu pai embalando o carro na subida da Barra pra Mole, sem conseguir vencer a subida devido a lama e a chuva....E os manézinhos lavradores que viram suas terras e seu estilo de vida sumir...Hoje é o maior estresse ficar em um engarrafamento e levar 15 minutos da Mole até a Lagoa...

Aline Cabral Vaz disse...

Pôxa, que legal! Acho que viveremos pra ver sim. Pelo ritmo que vai crescendo, não vai demorar muito. BEIJO

Dauro Veras disse...

Bem bacana essa animação. E ao mesmo tempo, triste, porque o destino da Lagoa parece ir na mesma direção do destino de nosso planeta azul. Mas não acredito que isso seja inexorável, ainda há tempo de mudar. A vida também é feita de pequenas esperanças e avanços. Dia desses ouvi no rádio que tinha sido aprovada uma emenda do deputado Mauro Passos liberando R$ 10 milhões do orçamento federal pra obras de saneamento da Lagoa. Espero que não seja "contingenciado"...

Anônimo disse...

O desenvolvimento sustentável prega, entre outras coisas, que haja harmonia no processo de crescimento. Espero, do fundo do coração, que todos os seres, possam desfrutar da nossa bela Lagoa da Conceição, e não apenas previlegie os que já estão por aqui. Fiquemos atentos, pois, os políticos corruptos são muitos e os empresários inescrupulosos bastante.

Caio disse...

Tomara que eu não viva pra ver a Lagoa tomada de prédios. E tomara que eu viva cem anos.

Anônimo disse...

Que idéia genial este trabalho! Pode ser que ainda há tempo de se fazer alguma coisa por aí. Quem sabe...

Redação Plano E disse...

Com a palavra, Luiz Henrique Rosa (na música “Minha Lagoa”):

“Ai que saudades que eu tenho
Da minha Lagoa
Que era minha e da Conceição
Cervejinha gelada
E aquela peixada
Com camarão frito
Violão ao luar meu irmão
Não era mole não
E as namoradas
Que a gente levava pra passear
Dava o que falar
Mas era bom
Não esqueço não (...)”

Anônimo disse...

com todos os aterros que estão fazendo na ilha da magia, acho que ainda viverei para ver como vai ficar a peninsula da magia.

ah, e também tem o aquecimento global, acho que está na hora de virar o ar condicionado pro lado de fora de casa.

Anônimo disse...

Como me disse um manézinho das antiga, os gaúchos chegam com muito papo e pouco dinheiro...Já os paulistas chegam com dinheiro...aí é que mora o perigo!

Anônimo disse...

Concordo com o Marlon, embora "ambos", sejam "perigosos" (sem xenofobismos ou preconceitos), o dinheiro é um perigo a mais...