08 dezembro 2005

Em dias de vento sul

O melhor vento para surfar é o chamado terral: quando ele sopra da terra pro mar, ajuda na formação das ondas. Por isso, desde meus tempos de surfista assíduo observo a relação entre a direção do vento e o posicionamento das praias. Um hábito que se manteve útil mesmo depois que a prancha cedeu lugar no carro a outras companhias - pessoas, jornal, guarda-sol, cadeira de praia.
Tem muita gente que acha um saco analisar mapa, mas experimente olhar o da Ilha e imaginar o vento sul subindo (sentido sul-norte). Procure praias em que o vento sopre da terra para o mar, ou seja, em que ele tem que superar alguma barreira até chegar à faixa de areia, onde você fica. Se esse obstáculo for um morro, melhor ainda.
No sul da Ilha, Matadeiro e o canto direito da Armação são bem protegidas de vento sul. No leste, o canto direito da Mole, conhecido como Gravatá, é um pouco, mas não tanto quanto a Barra da Lagoa. No norte, quase todas as praias entre os Ingleses e a Daniela. A Brava interessa mais aos surfistas porque é bem aberta às ondulações.
Em uma busca rápida, achei um mapa das praias. Olhe e imagine-se na Joaquina em um dia de vento sul.
Claro que há pequenas variações; é vento sul, sudeste ou sudoeste? Aí, só chamando o Vanin.

Na foto, uma das praias citadas. Deserta até algumas décadas atrás, foi loteada e virou reduto dos abastados. Tipo uma praia mole de rico. Tem trilhas nos dois costões.

4 comentários:

Aline Cabral Vaz disse...

Pgaia Bgava??

Mãezinha disse...

Linda foto!

Kátia Negreiros disse...

valeu pelas dicas... vou prestar mais atenção no vento pra não ficar à milanesa!

Anônimo disse...

foi loteada...foi loteada...foi loteada...(é o hino da Ilha)